sábado, 31 de dezembro de 2011

O País do Reveillon


"Esse ano não deu pra fazer...Mas no ano que vem!!! Ah...não me escapa!"
há 6 anos atrás assisti a uma palestra do Cláudio Diogo da Tekoare (isso mesmo. não é nenhum Steeve Jobs da Apple, mas o cara é bom) e ele disse uma frase que está marcada na minha mente até hoje: "O Brasil é o país do Reveillon".

Sua teoria diz que, nós brasileiros, esperamos o momento da virada de ano para programar nossas mudanças. Quantas vezes você já disse que "no ano que vem vou fazer ........" e não cumpriu com sua própria promessa?
Segundo Cláudio da Tekoare, sofremos da Síndrome do Reveillon. São as promessas de ano novo que normalmente são reagendadas para depois do carnaval, quando realmente começa o ano no Brasil (como se os 30 dias de janeiro + 15 de fevereiro não existissem).

Mas a fanfarra do reagendamento de tarefas prometidas não acaba por aí. Depois do carnaval, vem aquele cansaço...Uma ressaca sem fim. Então as promessas ficam pra depois da páscoa, afinal, ninguém é de ferro. E coelhinho traz chocolates e nos dá um novo gás. Mas aí já estaremos próximos das festividades do dia das mães! Pô...mãe é mãe, concorda? É prioridade. Até pra quem já não tem a sua. Portanto, stand by nas promessas!

Após dia das mães, tem as festas juninas. E "olha a cobra!". E da-lhe quentão, canjiquinha e casamento na roça. Após as infinitas danças de quadrilha, já estaremos próximo ao dia dos pais, que merece grande atenção, assim como as mães tiveram. Aí o caboclo diz pra si mesmo: "Mas depois do dia dos pais...vou resolver tudo...". Eis que ele se engana. Pois 7 de setembro estará próximo! E cairá numa quinta. Adivinha? Sim! A sexta-feira será enforcada lá na firma. Vai dar pra dar uma viajadinha de leve. Vamos deixar os planos pra depois da semana das crianças...

De repente, num piscar de olhos, é natal! Dezembro...Reveillon...Mais um ano vem aí! E além do consumismo exagerado da época, todos repetem: "O ano passou muito rápido, cara!". Então é hora de se preparar para o novo ano! Cheio de coisas novas e boas! E de promessas a serem cumpridas: "esse ano não deu pra fazer...mas no ano que vem..."

E você, já fez suas promessas para 2012? Vale checar se não são as mesmas feitas no ano passado...







Um comentário:

Amanda disse...

Pura verdade! E olha que isso se torna um ciclo vicioso, não é verdade?
Para mim, o melhor de tudo é podermos elevar os pensamentos de otimismo para nós e para as pessoas queridas que nos cercam. Mas admito que isto deveria ser uma constante e todos os dias do ano deveriamos elevar nossos pensamentos, planejar a nossa vida e avaliar nossas atitudes.