sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como Roubar a Alma de uma Platéia


                                

Diana Krall. Uma jazzista canadense. Cantou Tom Jobim em um show no Rio. Eu não estava lá. Descobri vendo o filme "A Música Segundo Tom Jobim", que, inclusive,  recomendo para todos os fãs de música, independente do estilo.

Ela executou a famosa "Boy From Ipanema", versão em inglês de "Garota de Ipanema" para as mulheres da gringa cantar. Até aí, nada de mais. Afinal, Tom Jobim é um músico mundialmente conhecido. Certo dia recebeu um telefonema de um tal de Frank Sinatra. Frank queria gravar um disco com o brasileiro. Não preciso reverenciar a história de Tom. Quero falar do que Diana fez no segundo número Bossa Nova da noite.

Foi sensacional! Ela cantou "Esse Seu Olhar", em português. Como é gostoso assistir isso! O sotaque inglês impregnado nas frases da música em português, como se ela estivesse em Copacabana se esforçando para pedir uma informação turística na nossa língua. O semblante dela durante a canção transparece o quão prazeroso foi executar a música em solo brasileiro. Estou completamente encantado! Até o puxado "s" de carioca ela fez no trecho "Gosssssssta de mim, como eu de você...". Uma simpatia sem fim. Mordeu a língua como quem diz "...pessoal, conheço até carioquês!”. Irradiou talento. Criou uma atmosfera encantadora, de muita energia positiva. Mesmo vendo pelo youtube, é possível sentir. Um esplêndido encanto natural. Tudo isso com muito respeito pela nossa música e pelo nosso país. É assim que se rouba a alma de uma platéia!

Diana Krall - "Esse Seu Olhar"


Diana Krall - "Boy From Ipanema"



Um comentário:

Stephane Viana disse...

Amei querido,realmente a poesia do seu texto diz tudo.
Como é prazeiroso sentir a beleza da música...numa interpretação genuina...com a voz tão callente desta mulher.
Eu como você, estou encantada!
Mas, me encanta também a forma com que você expressa a arte que invade a sua alma e inunda o seu ser. Todo artista tem nas entranhas a arte de EM-CANTAR!!!
Sou grata por este compartilhar! Stephane Viana (sua mamis...)