quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Derrocada do Barça Pode Salvar Nossa Seleção

Tenho que cornetar. Como Ramires está fora de uma pré lista da seleção olímpica? O cara derrubou o Barça na champions. E com um golaço em pleno Camp Nou. E o Kaká que joga a outra semi-final hoje também está fora da lista. Mano está desnorteado ou o baladeiro R10, eliminado da 1a fase libertadores e do poderoso carioca, merece estar no lugar dos semifinalistas da champions?

Parreira, Dunga, Mano Meneses... Estão acabando com a nossa seleção aos poucos. Parece até pelada na qual os amigos colocam os perebas junto com os mais fortes pra brincadeira ficar equilibrada. E digo mais: O melhor futebol do mundo não está aqui há tempos. A Espanha já provou isso na ultima copa. Tem o Barcelona como sua base. O que o Barça faz? O que a seleção do Tri fazia em 70: massacram os adversários com posse de bola e talentos individuais. Na coletiva de imprensa após os 4x0 no Santos, no Japão, Guardiola assumiu que seu time faz nada mais, nada menos, o que os brasileiros sempre fizeram. Eles aprenderam com a gente! Mas parece que nosso futebol se esqueceu... Hoje, montamos times com 4 volantes no meio campo, entre outras bizarrices. Estamos todos contando com a magia do verde e amarelo. Achamos que a mística camisa canária vai nos salvar no final.

Mas o fato é que entregamos nosso futebol nas mãos erradas. Estamos cada dia pior. Caminhando para mais um vexame olímpico e um novo Maracanazzo em 2014. A não ser que alguém resolva ter peito pra mudar a história...

A derrota de ontem do Barcelona pode determinar um novo ciclo no futebol mundial. Pep Guardiola ainda não renovou contrato com o time catalão. São 13 taças em 3 anos. Média de 75% de posse de bola. Jogo do Barça virou sinonimo de show, espetáculo. E de títulos! Eu daria tudo pra ver o técnico espanhol treinando a seleção brasileira. Sim! Um estrangeiro comandando o Brasil. Porque não? Temos dinheiro pra isso. E é burrice não pensar em tal possibilidade por acharmos que temos treinadores melhores. Muricy Ramalho é o melhor entre os brasileiros. Na verdade, ele e os demais iriam aprender muito com Guardiola. O massacre dos 4x0 no último mundial em Tokio que o diga... É a nova ordem do futebol mundial e precisamos "descer do salto" para aprender! (ou reaprender...)

Temos a chance de devolver o respeito pela nossa camisa, de voltar a amedrontar os adversários. Chegou a hora de deixarmos o orgulho de lado e reaprender a arte do futebol com quem já ensinamos um dia. Basta saber se tem alguém com o mínimo de sanidade mental na CBF pra enxergar isso...

Nenhum comentário: